A velocidade da Internet necessária para o envio dos arquivos (UPLOAD) é proporcional ao volume a ser enviado, ou seja, a princípio a velocidade hoje vendida pela maioria das operadoras de internet atende a necessidade.
2. Quanto tempo leva para enviar os arquivos ?
O tempo de envio é determinado pelo tamanho do arquivo gerado após a criptografia e compactação e a internet que o cliente possui.
3. Se a máquina estiver desligada, o backup é feito ?
Não. Para que seja feito o backup a máquina onde os arquivos estão precisa necessariamente estar ligada.
4. Qual a localização dos servidores ?
Os servidores estão alocados em Data Centers seguros gerenciados por nossa equipe.
5. Posso restaurar o backup somente em uma determinada máquina ?
Sim, após acessar sua conta em nosso servidor, você seleciona a máquina, o grupo e o arquivo que quer restaurar.
6. Em caso de invasão as informações serão acessadas no Servidor ?
Os servidores estão em DataCenters seguros, o que nos permite dizer que estão praticamente a salvo de invasões. Como os arquivos são enviados após serem criptografados, desmembrados em pequenos “pacotes”, caso aja a captura de algum deles, mesmo que o invasor tenha todo o trabalho de tentar quebrar a criptografia “blowfish”, terá em seu poder um pedaço da informação somente.
7. Como tenho certeza de que o backup foi feito ?
Verificando em sua conta em nosso portal ou por relatórios semanais e mensais.
10. E se eu perder a senha de criptografia, posso recuperá-la ?
Não. A senha de criptografia é de sua responsabilidade, não temos acesso a ela.
11. O que posso enviar ?
Quem determina quais arquivos serão guardados é o cliente.
12. Pago pelo espaço que uso ?
O valor mensal cobrado é pelo espaço contratado e não pelo utilizado.
13. Existe algum problema em elaborar dois grupos provocar o esgotamento do espaço iguais ?
Não há qualquer problema na elaboração de dois grupos de backup exatamente iguais. Porém, não recomendamos gerar duplicidade de seus arquivos no servidor, o que pode provocar o esgotamento do espaço disponível mais rapidamente.
14. Qual o tamanho mínimo para a senha de criptografia ?
O tamanho mínimo permitido para a senha de criptografia de sua escolha é de 8 caracteres, sendo que o tamanho máximo chega a 30 caracteres.
15. Quais arquivos de um banco de dados Pervasive devo incluir no meu grupo de backup ?
Os arquivos necessários a serem inclusos em um backup de um banco de dados Pervasive são do tipo: *.MKD: Arquivos das tabelas de dados *.DDF: Arquivos dos dicionários de dados do banco de dados IMPORTANTE: Para tabelas com tamanho acima de 2Gb, o Pervasive poderá criar arquivos com o nome idêntico ao da tabela original, mas utilizando a extensão *.^01, *.^02, *.^03, ... . Estes arquivos também são arquivos de dados e serão criados conforme a configuração do engine do Pervasive. Caso os mesmos existam, deverão ser incluídos no respectivo grupo de backup. Você deve ficar atento ao fato de poderem existir arquivos de tabelas utilizando outras extensões diferentes da extensão padrão que é estabelecida como MKD.
16. Utilizo um sistema em que minha base de dados é constiruída de arquivos no formato DBF. Como devo fazer o backup ?
Ao montar seu grupo de backup, esteja certo de que o diretório onde se localiza a base de dados faça parte do diretório base definido no seu grupo. Devem ser incluídas as seguintes máscaras de arquivos de dados: *.DBF, *.DBT. Devem ser definidos também os seguintes arquivos de índices: *.MDX, *.NTX, *.CDX, *.IDX.
17. Estou devidamente conectado á internet mas não consigo conexão com o servidor. É necessário alguma configuração específica no meu firewall pessoal e antivírus para possibilitar a conexão com o servidor ?
Para que seja possível sua conexão com nosso servidor é necessário autorizar em seus sistemas de proteção a conexão com servidores externos no intervalo de portas de 8081 a 8089. Não deixe de consultar a documentação dos seus sistemas de proteção para verificar detalhadamente como conceder esta autorização. Caso esteja utilizando o firewall nativo da Microsoft presente nos sistemas Windows XP Home e Professional que estão atualizados com o Service Pack 2 e qualquer versão do sistema servidor Windows 2003, consulte a documentação do próprio Windows. No caso de problemas com a utilização do Agente através de uma rede interna, procure o administrador de sua rede para que o mesmo faça uma checagem nos sistemas de segurança e conceda a autorização necessária para a conexão do aplicativo.
18. O que acontece se no dia e horário agendados meu computador estiver desligado ?
Caso seu computador esteja desligado ou houver qualquer problema no envio do backup, as solicitações de execução dos grupos que não foram realizadas com sucesso serão armazenadas para que sejam processadas assim que houver uma próxima conexão.
19. Qual a quantidade máxima de dados que eu posso transferir para o servidor ?
A quantidade máxima de armazenamento está determinada no plano assinado.
20. Caso algum arquivo meu esteja contaminado com um vírus, o mesmo será excluído do servidor ?
O servidor de armazenamento não realiza qualquer checagem de conteúdo dos arquivos que foram enviados. Considerando que os arquivos são compactados e criptografados, qualquer presença de vírus será inofensiva ao processo de armazenamento e aos arquivos de outros usuários. Recomendamos que faça constantemente a atualização de seu software antivírus e faça a checagem de seu disco rígido de forma periódica. Isso evitará que seu computador seja infectado ao realizar a restauração de um arquivo supostamente contaminado.
21. É permitido utilizar o Configurador em mais de um computador ?
Sim. É interessante que seja verificado a possibilidade de uso do Configurador em diversas estações de acordo com o plano adquirido, embora seja necessário uma série de cuidados para que não haja o inconveniente de se tornar a rede instável com um aumento significativo do tráfego. Para isso, aconselhamos que não realize muitos agendamentos no mesmo horário. Faça um cálculo prévio de acordo com a velocidade de sua banda de Internet para que seja possível estimar o tempo de envio e recebimento dos arquivos selecionados para serem transferidos. A partir deste ponto, determine horários de agendamentos que não coincidam entre si, evitando gargalos em sua rede, ou tome por hábito sempre realizar agendamentos com horários bem diferenciados.
22. O que acontece se um agendamento já realizado, eu adicione um novo grupo, o backup só sairá no dia seguinte ?
Sim. As alterações feitas nos agendamentos, tem efeito instantâneo, mas você só verá o resultado na prática quando acontecer o próximo backup agendado. Se um backup estiver em andamento enquanto você está fazendo alterações no seu agendamento, essas mudanças se aplicarão, também, apenas ao próximo backup.
23. Se eu definir no agendamento repetir a cada 30 dias ?
O Backup sera enviado a cada mês, você pode definir para um agendamento o intervalo de dias que aplicação levará para rodar aquele backup novamente. Se por exemplo, o usuário definir 7 dias de intervalo, logo o agendamento rodará uma vez por semana. Caso for 15 dias, será quinzenalmente, se for 30 dias, então será mensalmente e assim por diante. O valor mínimo para este parâmetro é 1, que indica à aplicação que o agendamento iniciará todos, já que o intervalo será de 1 dia.
24. O que acontece se eu perder meu computador, os grupos e agendamentos serão perdidos ?
As definições dos grupos e backups, sim, mas os seus backup não serão perdidos porque estão guardados no servidor do PMEBackup.
25. Por que o PME Backup optou em enviar um arquivo só em vez de vários ?
Porque o mecanismo de envio foi aprimorado e agora podemos enviar um único arquivo de grandes tamanhos.
26. Ao definir um grupo, ele poderá estar em diversos diretórios ?
Sim. Ao definir suas preferências para o grupo, você pode selecionar mais de uma pasta para copiar e também pode definir mais de uma pasta para onde você quer guardar estes arquivos.
27. O que acontece se desligar o computador no meio do envio, ele será enviado ?
Se o computador for desligado, a transferência é interrompida. Ao iniciar novamente o computador, a aplicação buscará reestabelecer o envio do ponto em que foi interrompido. Se a aplicação não conseguir reestabelecer o envio, o arquivo será reenviado novamente.
28. Após definir os grupos de backup é possivel ter vários agendamentos ?
Sim. Você pode definir vários agendamentos diferentes e incluir o mesmo grupo em todas elas conforme sua necessidade.
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